Cópia autenticada sem papel

É isso mesmo que você leu acima.
Agora você pode extrair, no cartório, cópia autenticada digital de documento válido e arquivá-lo em meio digital.

MATRIX
O procedimento é o seguinte: leve o documento em papel ao cartório e peça ao tabelião que faça a “desmaterialização”, autentique-o e grave em uma mídia virgem (de preferência um pen drive). O tabelião escaneará o documento, autenticará digitalmente com seu certificado digital e o gravará na mídia solicitada.

De posse do seu documento desmaterializado, você poderá encaminhá-lo sempre que necessitar, em formato digital, para a receita federal, anexar em processo eletrônico ou poderá utilizá-lo em qualquer outro lugar que se faça necessário, porém sempre em meio digital.

Para utilizar a cópia autenticada digital você nunca mais precisará ir a um cartório.
Se porém, você quiser recuperar seu documento em papel, com validade jurídica, terá de ir novamente ao cartório, com a sua mídia e pedir ao tabelião materialização do documento, que é o processo inverso. Se você quiser imprimir o documento na sua casa, você poderá fazê-lo, porém não terá validade jurídica. Terá somente o valor de uma cópia simples.

Com essa nova atribuição do Tabelião, você poderá desmaterializar todos os seus documentos arquivados em papel, que ocupam um lugar enorme, guardando-os em um simples pen drive ou ainda, se quiser uma segurança maior, e o volume for grande, guarde a informação em outra mídia (back up) ou até em um “data Center”.
Hoje, os espaços de arquivo para guardar papel são muito caros. Assim, para esvaziá-los você poderá desmaterializar os documentos no cartório e utilizar os espaços para fins mais nobres.

O preço da dematerialização é o mesmo da autenticação: R$2,60 por página. Para materializá-lo o valor é o mesmo. Se ainda, você quiser fazer renascer seu documento em papel de segurança, o preço será de R$3,60.

Paulo Tupinambá Vampré


(Matéria publicada em 09/05/2014 nos Jornais Gazeta de Pinheiros, S.P.News, J.do Butantã, Tribuna de S.Amaro e Morumbi News).

Lei também sobre: Qual o papel dos papeis?