CENAD – Central Notarial de Autenticação Digital

1. O que é a CENAD?

CENAD, um dos módulos do e-Notariado, é a Central Notarial de Autenticação Digital, que permite o controle das autenticações digitais realizadas nas serventias autorizadas.

https://cenad.org.br/autenticidade.aspx

Por meio da CENAD é possivel autenticar digitalmente um documento, escrituras e procurações públicas, realizar a verificação de sua autenticidade, e controlar os atos realizados dessa natureza.

2. Por que verificar autenticidade?

A verificação garante que o documento, a escritura, etc., assinados digitalmente, foram autenticados por um Tabelião de Notas e assegura que o signatário tem fé pública.

Caso o sistema não confirme a autenticidade, pode ter havido fraude no documento ou na assinatura digital.

3. e-NOTARIADO e CENAD

Os desafios de nosso tempo, o impacto do processamento de dados, etc., jogam uma nova luz nas responsabilidades dos notários e registradores; e a magnitude dos desafios de hoje exige um fluxo de informações para o público que seja confiável e contínuo.(*)

Ou seja, está mais do que na hora de os Registradores entenderem que certidões e traslados de escrituras e procurações podem e devem ser expedidos – com pleno valor jurídico – pelo sistema e-Notariado (conferência perpétua) ou pelo sistema CENAD (conferência somente por 5 anos), pois tudo está previsto no Provimento nº 100/2020, de 26 de maio de 2020.

4. Consulte a Autenticidade de um Documento Eletrônico

Selecione o Arquivo: https://cenad.org.br/autenticidade.aspx



(*) Extrato adaptado da Declaração de Veneza, simpósio ocorrido na Itália em março de 1986 sobre “Ciência e as Fronteiras do Conhecimento“, que reuniu 19 participantes de todas as partes do mundo e de distintas especialidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *