Ganhador do Prêmio Cultura da Baviera 2023, Philip Bender, está em São Paulo

Prêmio Cultura da Baviera 2023 para o Tabelião de Notas Dr. Philip M. Bender

Em 16 de novembro, nosso ex-assistente de pesquisa Philip M. Bender recebeu o Prêmio de Cultura da Baviera 2023 na categoria ciência pelo Ministério da Ciência e Arte do Estado da Baviera por sua dissertação “Limites à Personalização do Direito”.

csm_2023-11-01_Bender_KulturpreisBayern_c-AlexSchelbert_92df568864

Ganhador do prêmio Dr. Philip Maximilian Bender com o Ministro da Arte e Ciência da Baviera, Markus Blume (esq.) e o chefe da Bayernwerk, Dr. Egon Leo Westphal (à direita), Foto: Alex Schelbert

Em seu trabalho, Philip M. Bender examina as possibilidades e limites do uso de novas tecnologias de personalização, como as conhecidas no campo da publicidade personalizada, para a legislação. Seu objetivo é demonstrar o valor da lei geral. A sua tese central é: A legislação baseada em algoritmos e baseada apenas em considerações econômicas atacaria os fundamentos de uma ordem social liberal e resultaria num sistema de controlo externo micro-socialista.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de novembro no Eisbach Studios em Munique. O evento, transmitido por vários canais de televisão, foi organizado pela Bayernwerk AG em parceria com o Ministério da Ciência e Arte da Baviera. O prêmio foi entregue pelo Ministro da Arte e Ciência da Baviera, Markus Blume, e pelo CEO da Bayernwerk AG, Dr. Egon Leo Westphal.

O trabalho orientado pelo Professor Grigoleit (LMU) foi realizado no Instituto Max Planck de Direito Tributário e Finanças Públicas, onde Bender trabalhou de 2019 a 2021 como assistente de pesquisa no Departamento de Direito Societário e Tributário do Professor Dr. Dr. hc Wolfgang Schön trabalhou. A dissertação de Bender “Limites à Personalização do Direito”, com a qual foi aceito em seu programa de ex-alunos como finalista do prêmio de estudos da Fundação Körber em junho, também recebeu o Prêmio de Ciência da Fundação Alemã de Direito e Informática em setembro e em Outubro recebeu o Prêmio do Corpo Docente LMU.

Durante seu tempo no instituto, Bender foi professor na Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) e pesquisador visitante no Projeto Sociedade da Informação na Escola de Direito de Yale (fevereiro e março de 2020). Em novembro de 2020 completou um estágio de pesquisa no Instituto Max Planck de Direito Privado Estrangeiro e Internacional em Hamburgo, e em julho de 2021 participou do curso de Direito e Economia no Centro de Estudos Gerzensee do Banco Nacional Suíço. Estudou direito na LMU (First State Exam 2016), em Paris II/Panthéon-Assas (Licence 2013, Maîtrise 2017) e na Yale Law School (LL.M. 2019, Bar Exam 2019), bem como filosofia na LMU e no École Normale Supérieure (ENS) em Paris. De 2016 a 2018 completou seu estágio jurídico no Tribunal Regional Superior de Munique com uma estação na Embaixada da Alemanha em Teerã/Irã (Segundo Exame de Estado 2018). Bender é notário bávaro desde novembro de 2021 e exercerá essa função na Câmara Federal dos Notários em Bruxelas a partir de janeiro de 2024.


Nota do editor: Para orgulho dos paulistanos, o Dr. Philip Bender, como Notário Público alemão, está fazendo um estágio de seis semanas em um tabelionato de notas da Capital, tendo a oportunidade de também conhecer o sistema registrario brasileiro. Uma ímpar oportunidade para troca de conhecimento e experiência. Ao Dr. Bender nossos parabéns!

5549ffa8-c489-4bbb-9279-b657ca511e6c
Dr. Paulo Vampré entrega certificado a Philip Bender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *