Certificação digital, códigos secretos, Presidente Dilma e a espionagem americana

Vox Populi questiona: – Certificação Digital, Códigos Secretos, Presidente Dilma Rousseff, Espionagem Americana: onde vamos parar?

O matemático italiano Andrea Sgarro no seu Codici Segreti, Mondadori Ed., Milão, 1989, nos ensina que desde tempos mais remotos, nos servimos de códigos secretos para tornar incompreensível uma mensagem a quem não fosse autorizado lê-la.

Nas tumbas do antigo Egito, são numerosíssimos os exemplos de escrita cifrada: a ela atribuía-se um valor mágico e religioso, além de prático.
Na ilustração ao lado, O Banquete de Baltazar (Belsazar?) de 1636, Rembrandt nos apresenta o mais célebre criptograma do mundo, uma mão sobrenatural escreve na parede, em caracteres hebraico, uma mensagem misteriosa: “Mene, Tekel, Peres” (lei mais nos Livro do Profeta Daniel – item 14. no link).

Conforme Parecer 299/2013-E da equipe de Juízes Auxiliares da CGJ-SP (processo nº 2013/140479) a era digital em que vivemos, com a nova forma de sociedade (“sociedade de rede”) para a qual migramos impulsionados pela Internet, por meio e em torno da qual as atividades econômicas, sociais, políticas e culturais estão sendo estruturadas, molda a sociedade contemporânea e, particularmente, a nova economia, energizada pela tecnologia da informação, organizada e estruturada em torno de redes de computadores, fios condutores de negócios eletrônicos, da nova forma de condução de negócios, enfim, transformando a organização dos negócios, a prática empresarial, as relações econômicas e os processos de produção e distribuição.

No entanto, Newton de Lucca, atento ao misoneísmo próprio do universo jurídico, adverte que o desenvolvimento tecnológico, o processo de aceleração histórica, a rápida transformação dos meios de pagamento, em suma, a passagem do mundo analógico para o digital – da qual são exemplos as relações jurídicas celebradas em meio virtual, a assinatura eletrônica e a certificação digital –, impõe a incorporação de novos paradigmas.

Com a expansão da informática e do uso dos computadores como instrumento de trabalho, a desmaterialização de documentos, títulos de créditos etc., passa a evoluir em grande velocidade, principalmente com o advento da Internet, vez que o documento digital dispõe de inúmeros elementos de segurança, desde que utilizado com certificação ou assinatura eletrônica.

Mas agora perguntamos: – Não obstante a circulação dos documentos digitais “assinados” eletronicamente, ou certificados por uma Autoridade Certificadora (AC) subordinada à hierarquia da ICP-Brasil não seria conveniente o uso da criptografia?

Pois vejam o caso recente de espionagem da Presidente Dilma Rousseff pelo governo dos Estados Unidos, que a levou a apoiar uma nova legislação que buscará forçar empresas de Internet (leia-se Google, Facebook etc.) a armazenarem dados coletados localmente dentro do Brasil; mas de que adiantará tal medida? Na minha modesta opinião vejo que somente esvaziará ainda mais os investimentos estrangeiros no Brasil, minando pouco a pouco nossa já sofrível economia.

Conclusão: tudo isso está tirando o foco do ponto nevrálgico, que não é a ameaça da soberania nacional pela NSA, mas sim a fragilidade da “inteligência” brasileira que chegou ao ridículo de expor sua Chefe de Estado.

Será que faltam recursos, ou seria falta de mão de obra qualificada?
Acorda Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *