Cartório Digital, já é uma realidade

Reconhecimento de firmas e outros serviços podem ser realizados com certificado digital

Por Fernando Olivan

Durante muitos anos a imagem dos cartórios era associada a lugares empoeirados, com montanhas de papéis e pastas dispostas em infinitos arquivos, longas filas e esperas em um ambiente onde a trilha sonora era o som frenético de carimbos e máquinas de escrever. Não faz muito tempo que os serviços da maioria dos cartórios do país melhoraram, especialmente com o avanço da tecnologia. Segundo pesquisa da Datafolha realizada em 2009, a pedido da Anoreg/BR – Associação dos Notários e Registradores do Brasil, 79% dos usuários perceberam melhoria nos serviços nos últimos anos.

Aos poucos, serviços essenciais estão se modernizando e desburocratizando seus procedimentos para o cidadão. É o caso do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, o primeiro a disponibilizar autenticação online com intervenção notarial como procurações, declarações, autorizações, laudos e exames, atestados, perícias entre outros.

Segundo o tabelião de notas substituto e idealizador do projeto, Ayrton Bernardes Carvalho Filho, outros procedimentos serão disponibilizados pelo portal de assinaturas Cartório Digital, ferramenta utilizada para a assinatura dos documentos. “Em alguns meses, os serviços que poderão ser feitos em nosso site serão os mesmos que realizamos diariamente no endereço físico.”

O Cartório Digital é um software utilizado por todos os funcionários do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre e por internautas que possuem certificados digitais ICP- Brasil. A porta de entrada para essa nova ferramenta, que também pode ser chamada de “Portal de Assinaturas com Intervenção Notarial” é o nosso site, que na internet está localizado nos endereços: www.tabelionato.com e www.cartoriodigital.com.

Saiba mais aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *