Nova carteiras de identidade com código MRZ

0e062563-cb8c-49f3-9d14-338006f6c5a7

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está sendo emitida em um modelo único e com validade para o território nacional desde 04/08/2022. Ela vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes. A versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão do documento será feita pelo GOV.BR.

O atual modelo tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua.

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.


O que é o código MRZ ?

Conheça e entenda o código MRZ, uma zona codificada com dados em documentos de identificação para serem lidos por máquinas.

Alvaro Teixeira por Alvaro Teixeira

Definição do código MRZ (Imagem: Tecnoblog)

Aqui no Brasil, o MRZ é mais conhecido no passaporte. Na parte inferior da página de identificação, há duas linhas compostas pelo nome do titular entre alguns símbolos e números de detecção de falsificação. É através dessas linhas que o código é lido e o documento é validado.

Como o código MRZ é lido ?

Um dispositivo de leitura é usado para detectar e decodificar o código MRZ e acessar as informações no seu interior, através de uma tecnologia de reconhecimento de texto e conversão conhecida como OCR (Optical Character Recognition). Os dados recebidos pela máquina, são digitalizados e então, salvos em formato eletrônico. Entenda as etapas de decodificação:

  1. O documento é digitalizado;
  2. A zona legível é identificada pela máquina e, através do sistema óptico de reconhecimento de caracteres (OCR), os dados são extraídos dos códigos;
  3. O sistema OCR faz a comparação entre os dados extraídos e os originais para a validação do documento;

Código MRZ tipo 3 em um passaporte estrangeiro (Imagem: Idenfy)

Há três tipos de códigos MRZ, os quais são categorizados em MRZ 1, 2 ou 3. As diferenças entre os três estão na quantidade de caracteres e sua distribuição. No caso dos passaportes, o tipo 3 é utilizado e conta com duas linhas de 44 caracteres, cada.

As informações disponíveis em um código MRZ podem conter: nome completo, data de nascimento, cidadania, número do documento, validade e o emissor do documento ou passaporte, além de outros dados requisitados pela autoridade emissora.

Esse modelo de verificação dificulta muito a ação de falsificadores de passaportes além de acelerar o processo de checagem, já que tudo é feito por uma máquina de forma muito rápida. É provável que, além de documentos de viagem, tenhamos em breve a identificação civil realizada com auxílio dos códigos MRZ.


Publicado no Tecnoblog por Alvaro Teixeira, formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ.

Com informações: Idenfy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *