Idosa de 114 anos é vacinada contra a covid

‘Festeira’ e religiosa, idosa de 114 anos é vacinada contra a Covid em Cuiabá

idosa 114 anos

Nascida em 10 de janeiro de 1907,  em Rosário Oeste, a senhora Justina Santana Xavier da Silva, que completou em janeiro de 2021 incríveis 114 anos, foi vacinada contra o coronavírus nesta segunda-feira (22/02/2021). A Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD) do Programa Melhor em Casa esteve na casa da idosa, localizada no bairro Jardim Cuiabá para realizar a imunização.

A responsável pela senhora Justina, Aldair Conceição Correia Moraes explica que a idosa mora junto com sua mãe, de 93 anos e com uma cuidadora, que é encarregada de cuidar das duas. “A Dona Justina sempre morou na casa da minha família. Quando eu nasci ela já estava lá. Meu pai contava que o pai dela a deixou na nossa casa para estudar. Quando saímos de Rosário Oeste para virmos para Cuiabá ela veio junto e continua até hoje”, revelou Aldair. Ela relata que costumava levar a senhora Justina para a missa, mas que desde que a pandemia começou, ela não levou mais, com medo da doença.

A cuidadora Marquilene Ferreira da Cruz comenta que a senhora Justina tem uma saúde boa, é forte e consegue andar um pouco. Disse que ela gosta de ficar sentada no quintal da casa e que gosta de festa. “Sempre que ela vê alguém diferente ela convida para o seu aniversário. Mas neste momento de pandemia não podemos deixar pessoas de fora virem aqui, porque além dela ser bem idosa, temos a dona Lurdes, que tem 93 anos e é acamada”, explica.

Marquilene agradeceu a presença da equipe do EMAD e à Prefeitura, por proporcionar a vacinação dos idosos em casa. “Muito bom este trabalho da prefeitura de vir vacinar os idosos, pois seria muito difícil ter que tirá-las de casa para isso. Agora vamos ter mais tranquilidade, pois as chances de elas pegarem a doença diminuíram”, comentou.

A vacinação dos acamados começou na quarta-feira (17) e segue até esta terça (23). A previsão é que sejam vacinados ao todo 295 idosos a partir de 85 anos acamados ou com problemas de locomoção.


Notícia publicada pelo O Documento

Veja a lista das 100 pessoas mais idosas do mundo

Para inventário – obrigatório apresentar certidões dos óbitos dos genitores do falecido.

“O fato de o ora Recorrente não dispor da documentação solicitada e nem de elementos que permitam localizá-la no país de origem dos genitores da falecida não autoriza a lavratura do ato notarial em questão…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *