Logomarca

A LOGOMARCA / O LEMA:

Mundo Notarial - logomarca

– Qual o significado da logomarca da Mundo Notarial?
– Por que a representação de uma árvore?
– O que significa “Lex est quodcumque Notamus”?

O carvalho:

Árvore de até 45m (Quercus robur), nativa da Europa e do Mediterrâneo, casca adstringente, febrífuga e muito usada em curtume, madeira nobre, dura e resistente, usada há milênios em construções de navios, arquitetura, mobiliário, estátuas etc.

Pseudo-Eleazar, um alquimista que se esconde por detrás do nome do lendário escrivão francês professor de Flamel, considerou a quinta página do Códex de especial importância:

Se perderes tudo o que foi escrito, copia estas imagens ou reprodu-las para os teus filhos, e eles compreenderão facilmente. “O velho carvalho é a massa informe, negra e pesada, a nossa Albaon, nome cifrado do antinomio. Dele nascem as rosas vermelhas como o sangue dos Antigos”…

Essa ideia de conservação perpétua encontramos no Artigo 6º, II, da Lei dos Notários e Registradores” (Lei nº 8.935/1994), como seu dever:

“… aos notários compete (II) intervir nos atos e negócios jurídicos e que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo”.

O Lema:

LEX EST QUODCUMQUE NOTAMUS

Em bom português: O TEXTO NOTARIAL TEM FORÇA DE LEI.

Ou seja, tudo aquilo que foi dito na presença de um Notário, ou que ele tenha constatado, uma vez escrito por ele (agregada a sua fé pública) terá força de lei. Nem um magistrado poderá alterar o que foi escrito pelo Notário; e somente após o trânsito em julgado de uma sentença judicial é que o texto notarial poderá vir a ser declarado nulo.

Formou-se, assim, a logomarca da Mundo Notarial: pela junção-representação dos dois principais pilares do Notariado: a força de lei do seu texto e a conservação perpétua dos originais.

Os usuários do serviço notarial têm, portanto, a segurança do ato jurídico perfeito, elaborado segundo os preceitos legais, e a garantia da conservação dos respectivos originais, com extração de cópias fidedignas quando solicitadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *