Logomarca | Mundo Notarial®

A LOGOMARCA | O LEMA:

mundo_mihael

– Qual o significado da logomarca MUNDO NOTARIAL®?
– Por que a representação de uma árvore?
– O que significa “Lex est quodcumque Notamus”?

O carvalho:

Árvore de até 45m (Quercus robur), nativa da Europa e do Mediterrâneo, casca adstringente, febrífuga e muito usada em curtume, madeira nobre, dura e resistente, usada há milênios em construções de navios, arquitetura, mobiliário, estátuas, etc.

Pseudo-Eleazar, um alquimista que se esconde por detrás do nome do lendário escrivão francês professor de Flamel, considerou a quinta página do Códex de especial importância:

Se perderes tudo o que foi escrito, copia estas imagens ou reprodu-las para os teus filhos, e eles compreenderão facilmente. “O velho carvalho é a massa informe, negra e pesada, a nossa Albaon, nome cifrado do antinomio. Dele nascem as rosas vermelhas como o sangue dos Antigos”…

Essa ideia de conservação perpétua encontramos no Artigo 6º, II, da Lei dos Notários e Registradores” (Lei nº 8.935/1994), como seu dever:

“… aos notários compete (II) intervir nos atos e negócios jurídicos e que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo”.

O Lema:

LEX EST QUODCUMQUE NOTAMUS

Em bom português: O TEXTO NOTARIAL TEM FORÇA DE LEI.

Ou seja, tudo aquilo que foi dito na presença de um Notário, ou que ele tenha constatado, uma vez escrito por ele (agregada a sua fé pública) terá força de lei. Nem um magistrado poderá alterar o que foi escrito pelo Notário; e somente após o trânsito em julgado de uma sentença judicial é que o texto notarial poderá vir a ser declarado nulo (Art. 427 do CPC).

Formou-se, assim, a logomarca MUNDO NOTARIAL®– pela junção-representação dos dois principais pilares do Notariado: a força de lei do seu texto e a conservação perpétua dos originais.

Os usuários do serviço notarial têm, portanto, a segurança do ato jurídico perfeito, elaborado segundo os preceitos legais, e a garantia da conservação dos respectivos originais, com extração de cópias fidedignas quando solicitadas.

WhatsApp Image 2023-07-05 at 20.50.13


Art. 427 do CPC: Cessa a fé do documento público ou particular sendo-lhe declarada judicialmente a falsidade. Parágrafo único. A falsidade consiste em: I – formar documento não verdadeiro; II – alterar documento verdadeiro

Se teve interesse, apoie o nosso trabalho!

pix_do_mundo

Chave Pública|Fingerprint: 5243 4733 6BCC D84E A6D1  B239 695B 30E7 FD3E D75B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *